domingo, 19 de junho de 2011

A Rainha



Para mim, a rainha mais fodástica que existiu foi Ana Bolena. Apesar de curto reinado de menos de 3 anos, em pouco tempo conseguiu fazer o que parecia impossível:
Fez com que Henrique VIII, que era casado e religioso, demitisse seu principal conselheiro arcebispo, rompesse com a igreja católica, se divorciasse, fundasse outra igreja para se casar com ela.
Analisando o passo a passo de como ela agiu, vejo que Ana usou contra Henrique as armas que ele mesmo lhe deu. Analisando:
*O rei tinha absolutamente todas suas vontades satisfeitas, nunca tinha que lutar por nada. Estratégia: deixá-lo lutar por algo.

* Suas vontades eram satisfeitas sem demora. Estratégia: deixar esperar.

*Henrique era um galinha, saía com todas as mulheres da corte sem o menor esforço, inclusive com a irmã de Ana. Estratégia: apresentar-lhe uma nova sensação - a de não ter -não saindo com ele.

Mas aí existe um perigo. Sendo o rei, mto orgulhoso não se pode apenas dizer "não" para ele, é preciso dizer um "não posso...mas quero".
E finalmente o golpe de misericórdia: a virtude.
Existente ou não, Ana usou a virtude como justificativa para todas as suas negativas. Fez parecer ser um amor impossível e desafiou o ego do rei dizendo que, sendo ele um rei, era maior que a igreja e poderia fazer o que bem entendesse. Ou não poderia??
Daí pode-se pensar que sim, de fato Ana era bonita, educada, fina...mas tantas outras tb não eram? então pq tanto reboliço para ficar com ela especificamente? 
O que ele precisava de era conquistar Ana (pessoa), ou era satisfazer sua vontade ancestral de lutar por uma causa, se empenhar, acreditar que pode vencer, esperar, e finalmente conseguir? (ego).
As pessoas querem alguém pelo que a outra pessoa é, ou pelo que ela representa? É o que eu sinto por ela ou como ela faz eu me sentir?
Seja o que for, Ana Bolena conseguiu atingir os pontos certos.

Um comentário:

  1. "...É o que eu sinto por ela ou como ela faz eu me sentir?..."
    Se este sentir é felicidade, bem estar... Que seja!
    Cacau

    ResponderExcluir